curso/; Torah Lishmah-3

TORAH LISHMAH - UM NOVO HORIZONTE

Aprender com a participação

 

 

A.      "Lilmod La'asot Menat Al"- Uma nova definição

Rava costumava comentar: O objetivo da sabedoria é o arrependimento e boas ações - que uma pessoa não deve ler e estudar e, em seguida desafiar seu pai, sua mãe, seu rabino, e aqueles superiores a ele em sabedoria e números, como ele diz, "O princípio da sabedoria é o temor do Senhor, todos os que praticam a ganhar bom entendimento "(Tehillim 111:10).  Ela não diz, "aqueles que praticam", mas "aqueles que a praticam" - ou seja, aqueles que praticam para si, e não aqueles que a praticam não por sua causa.  E quem não as práticas em si - que teria sido preferível para ele não ter sido criado. (Berakhot 17-A)

Neste shiur vamos continuar a nossa tentativa de compreender o conceito de lishmah Torá de acordo com o modelo de lomed la'asot al menat - Aprendizagem por causa do praticante.  Na edição anterior, apontava para a passagem talmúdica citado como fonte para a concepção "utilitarista" de lishmah.  Até agora, nós assumimos que o termo lomed la'asot al menat significa que a pessoa estuda halakhot para saber como observar a Torah, praticamente, isto é, na verdade a explicação dada pela O rabino Lamm em seu tratamento do tema. 

No entanto, relendo comentário Rava no Guemará pode produzir um entendimento diferente.  Por que Rava suspeitar que alguém que aprende ", não por sua causa", provavelmente, chegará a "desafiar seu pai, sua mãe, seu rabino e os maiores que ele," ao invés de cometer outros crimes?  Por que, por exemplo, não Rava avisar "que uma pessoa não deve ler e estudar e depois sentar em um inválido sukka ou por engano comer carne não-kosher ", como resultado de erros halakhic causados pela sua incapacidade de aprender" por uma questão de prática "?

Claramente, Rava não é apenas questão de que quem não aprender corretamente, não sei o que fazer.  Rava é falar de uma identificação emocional com a Torá, que em seguida, aponta para uma forma prática de vida.  Aprender expressa a devoção aos ideais prática da Torá e do desejo de implementar esses ideais.  Estudar a Torá é uma união espiritual com a Torá, e esta ligação é criada para fortalecer o fervor que traz a Torá a realização na vida prática.  desejo de uma pessoa para desafiar aqueles maiores que ele, o fenômeno descrito por Rava, não é o resultado de estudo insuficiente da legislação relativa ao respeito dos eruditos de Torá.  Pelo contrário, ela decorre de uma visão de aprendizagem como um caminho para uma maior status pessoal, e não como uma bússola para uma vida orientada para valores.

Se assim for, podemos inferir a partir de observações Rava de que a aprendizagem la'asot al menat é uma experiência cujo locus é a alma do aluno. Lishmah é, portanto, um esforço educacional, através do qual o aluno forja seus desejos essenciais de identificação interna com visão concreta da Torá, expressando esse idealismo no ato da aprendizagem. Não é uma questão de simplesmente adquirir os conhecimentos necessários para o cumprimento mitzvot.  É verdade, o desejo de cumprir as leis da Torá pode muito bem ter impacto sobre o programa de estudo, de modo que será dada prioridade aos temas práticos halakhic.  Mas esta não é a essência da lomed la'asot al menat.  A categoria pode aplicar-se igualmente ao estudante participar no estudo em profundidade odashim (As leis do Mikdash e sacrifícios).  Uma pessoa pode aspirar a finalidade última da Torá - "arrependimento e boas ações" - mesmo que ele escolhe para aprender assunto que nada tem a ver com a sua rotina diária.  E, de fato, alguém sobre quem limites de seus estudos para o halakhot ele deve saber para a observância do dia, chamamos a atenção para o Beit Halevi já no anterior shiur: É duvidoso que pudéssemos crédito, um estudante com a distinção de lishmah Torá.  O ideal de lomed la'asot al menat dos quais falou Rava refere-se a algo completamente diferente.

No anterior shiur, Sugerimos uma comparação entre o aluno que aprende por causa da prática, e um que atira uma flecha com o objetivo de atingir um alvo certo, ou aquele que escreve um obter (Contrato de divórcio) "lishmah"Como Halachá exige.  No entanto, de acordo com o novo entendimento que estamos propondo agora, esta comparação não obtém mais.  Em contraste com o escriba que escreve um obter "lishmah", Com a intenção formalmente requerida, o apego emocional de um estudante com o objetivo de Lilmod la'asot al menat é realmente muito significativo.  Na verdade, podemos dizer que o critério que determina o grau de sucesso na consecução lishmah, É a força de nossa conexão existencial para o objetivo da realização prática da Torá.  Quanto mais intensamente essa conexão é sentida pelo aluno, maior o nível de lishmah. 

Vamos resumir os dois entendimentos diferentes que temos visto da meta de limud la'asot al menat.  Por um lado, esse aprendizado pode exigir que o indivíduo faça o seu objetivo a observância práticas exigidas pela Halachá, e em seguida dirigir o seu aprendizado em direção a esse objetivo.  Esta visão ressalta definição o objetivo como o elemento principal na lishmah. Mas nós propôs uma alternativa: uma abordagem que lida principalmente com o aluno experiência emocional. Assim, limud la'asot al menat exige que uma pessoa gerar dentro de si uma profunda identificação pessoal com o objetivo de observância prática do mitzvot.  Uma leitura atenta do comentário Rava na Gemara corroboram esta segunda abordagem.

Além das implicações desta descoberta para a definição de "la'asot al menat", Também exemplifica, mais genericamente, a questão que colocámos no anterior shiur, Se o valor de lishmah enfoca o objetivo da aprendizagem, ou na unidade interna e da motivação por trás de uma aprendizagem.

B.        Torá Lishmah: A Pergunta do Critical

Podemos agora voltar para a consulta fundamental que colocámos no anterior shiur: Qual é a pergunta fundamental que o tema da lishmah Torá procura responder?

Pois, como já discutimos, em busca da definição de lishmah Torá, Devemos primeiro esclarecer a questão que estamos fazendo.  Uma forma de colocar a questão é: qual é a finalidade da mitzva da Torá, e para que fim a ação deve ser dirigida?  Esta pergunta pressupõe que o ato de aprender tem um determinado objetivo a que se deve pretender que ele aprende.  Sugiro, no entanto, que a questão seja formulada de maneira diferente, utilizando uma hipótese diferente. Esta hipótese diz que a profunda, sentimentos do aluno não são destinadas a dormir fora ou ficar de braços cruzados enquanto ele exerce suas faculdades intelectuais, através da aprendizagem.  A pessoa deve se envolver com a Torá, não apenas através do exercício da mente, mas também de dentro dos níveis existenciais de seu personagem, com o envolvimento emocional profunda e uma consciência da relevância da Torá em sua vida.  De acordo com este pressuposto, a pergunta é: para qual direção devem mundo pessoal e emocional do aluno será dirigido para o tempo de estudo, e que os desejos são destinadas a desenvolver e ser habilitada, realiza e se expressa através do encontro com a Torá?  Nossa análise, até agora, apoia esta última forma de definir a questão, para que lishmah Torá é a resposta.

C.        "Al La'asot Menat"No pensamento do Reishit Chokhma

 Para ter certeza, essa discussão não nega totalmente a meta de "la'asot al menat"Em sua formulação prática, de que falámos no anterior shiur.  Lembre-se que citamos passagens da Chayei Adam e Rav Yosef Ovadya que enfatizou a prioridade de aprendizagem praticamente relevante Halachá.  Podemos também acrescentar a esta lista o Chayim Chafetz, que elaborou sobre este ponto longamente em sua introdução ao Mishna Berura e da população em seus escritos.  No entanto, se lermos com mais cuidado essas fontes, que revelam um ponto interessante: não é um deles menciona lishmah Torá salientando a importância da aprendizagem prática.  Isto parece-nos a apoiar a nossa reivindicação de que, quando Rava discute "la'asot al menat"No contexto de lishmah Torá, Ele não se referem ao mesmo ponto que os autores citados procurou stress.  Rava vê o sentido prático do aprendizado, como parte da questão educacional e experiencial do lishmah ToráE não aborda a escolha do material assunto.

Este argumento recebe mais apoio da obra de outro grande autor que seguiram a liderança de Rava e - ao contrário dos citados acima - se identificar explicitamente lishmah Torá com o ideal de "la'asot al menat".  Refiro-me ao rabino Eliyahu de Vidas, um discípulo do célebre cabalista de Safed, Rabbi Moshe Cordovero, e autor do cabalístico mussar trabalho intitulado Reishit Chokhma.

O autor abre a introdução de sua obra por estabelecendo sua visão fundamental:

É sabido que que o verdadeiro, [finalidade] principal do estudo da Torá é levar para a observância prática, conforme explicado no Masekhet Berakhot, Capítulo 2 - "Rava costumava comentar: O objetivo da sabedoria é o arrependimento e boas ações - que uma pessoa não deve ler e estudar e, em seguida desafiar seu pai, sua mãe, seu rabino, e aqueles superiores a ele em sabedoria e números, como ele diz, "O princípio da sabedoria é o temor do Senhor, todos os que praticam a ganhar bom entendimento '(Tehillim 111:10).  Ela não diz, "aqueles que praticam", mas "aqueles que praticam ele'- Isto é, aqueles que praticam para si, e não aqueles que a praticam não por sua causa.  E quem não as práticas em si - que teria sido preferível que ele não foi criado "... Esta ensina que o principal"lishmah Torá"É a Torá que a pessoa estuda, a fim de observá-lo, e este é o significado do versículo: Quando uma pessoa oferece a precedência ao" temor do Senhor "sobre a" sabedoria ", a sabedoria, então, conceder" bom entendimento "para "todos os que a praticam", que a sabedoria deve ser mantida dentro de si, uma vez que ele estudou a única sabedoria para usá-lo como um meio para alcançar o medo, eo medo é a "prática".

O trabalho em questão é realmente o nome de homilia Rava ("Reishit Chokhma"-" The Beginning of Understanding "), a homilia é claramente uma parte fundamental da visão do autor e objetivo.  Assim, podemos supor que a meta de alcançar lishmah esteve na vanguarda da mente do autor como compôs esta obra.  No entanto, note que a frase final do debate introdutório Rabino Eliyahu de Vidas de passagem "temor do Senhor", que dá origem à pergunta: qual é o objetivo servidos por este "medo" no contexto da lishmah?  O verso citado por Rava realmente fala de "Hashem yir'at"(" Temor do Senhor "), mas a homilia não é explicitamente a elaborar este tema. Podemos supor, portanto, que "temor do Senhor" é apenas uma palavra-código para mitzva observância.  O autor da Reishit ChokhmaNo entanto, não faz questão de mencionar este conceito para explicar o verso e comentários de Rava.  Ele usou o termo Hashem yir'at como sinônimo de mitzva respeito, como podemos compreender a partir de suas palavras finais - "eo medo é a prática" ("yir'a ve-hu-ha ma'aseh")?

Creio que essa leitura não acerta o alvo.  Rabino Eliyahu de Vidas fala de Hashem yir'at como ponto de partida motivacionais para a aprendizagem: "quando uma pessoa oferece a precedência "temor do Senhor '" sabedoria "sobre ..."  Na sua opinião, esta seqüência transforma a bolsa que uma pessoa obtém em "um meio para alcançar o medo" - antes serve como um meio de facilitar a observância prática.  Claramente, então, ele fala de "medo" como uma qualidade interna, ao invés de mitzva observância.  Quando ele conclui dizendo: "o medo é a prática", provavelmente significa que o aluno Hashem yir'at então é manifesto em sua conduta.  Na verdade, como o autor declarou no início desta introdução, o objetivo da aprendizagem é a observância prática.  No entanto, essa meta é alcançada através do cultivo de uma Hashem yir'at como uma motivação interna para estudar.  A sabedoria que se estuda é então o "meio" que leva a Hashem yir'atEa observância prática - que é o resultado final deste processo - é a expressão da yir'a.

 Assim, podemos afirmar que a definição lishmah Torá, O Reishit Chokhma vê importância na motivação interna por trás de sua própria aprendizagem.  Na verdade, a estrutura do livro reflete claramente essa premissa.  Este trabalho, que explicitamente levanta a bandeira da lishmah no sentido de levar à prática o respeito, é dividido em seções nomeadas após qualidades religiosas - principalmente o medo de Deus, o amor de Deus e santidade.  Como é que essas qualidades se relacionam com objetivo claramente de autor explica o conceito de lishmah em termos de desejo de praticamente observar a Torah?  Presumivelmente, o rabino Eliyahu de Vidas não acreditava que a observância prática pode ter sucesso se este esforço não é construído sobre o envolvimento pessoal e compromisso, o caminho da Musar descritas neste livro.  Ele aparentemente sentiu que tanto sucesso como não é possível, ou o valor deste sucesso é questionável.

Não é de surpreender, mais tarde, na introdução, encontramos um maior apoio para este ponto, e citamos aqui apenas um exemplo.  O autor se empenha em explicar um comentário no Zohar que louva aqueles "que se esforçar na Torá dia e noite."  Se uma pessoa não faz nada, mas aprender Torá dia e noite, como ele cumprir o ideal de aprendizagem "la'asot al menat"?  A Reishit Chokhma coloca esta questão e apresenta a seguinte resposta:

Não se deve negligenciar o seu envolvimento em ações [boa] causa de seu envolvimento na Torá, pois é possível a realização de ambos.  Ao envolver-se na Torá enquanto adornado com tzitzit e tefilin, Que o antigo [acadêmicos], foram muito cuidadosos em fazer ... um tanto assim, cumpre Torá e ações [bom].

Ao ler a sua resposta, devemos nos perguntar, o aprendizado com talit e tefilin qualificar a aprendizagem lishmah - Obter os conhecimentos necessários para a realização de mitzvot?  Será que a Reishit Chokhma Referimo-nos aqui para aqueles que passam o dia inteiro ea noite aprendizado das leis de tzitzit e tefilin?  Claramente, o valor de observância prática na abordagem Rabino Eliyahu de Vidas, uma se refere ao compromisso interno do aluno para implementar a Torá na esfera de ação.  Esta meta é alcançada através de todas as mitzva ato, inclusive os atos que nada têm a ver com o material de um estudo.

Por outro lado, Reishit Chokhma"A abordagem a este tema não é monolítico.  Ao contrário, uma leitura atenta da introdução revela também a noção de aprendizagem que prepara o aluno com a orientação de que precisa para a conduta diária e para evitar erros halakhic.  Assim, por exemplo, ele cita o comentário do Sefer Chasidim aquele que age em violação do halakhot ele estudou é passível de punição até mesmo para sua aprendizagem.  No entanto, declarações como essas devem provavelmente ser visto como detalhes no quadro conceitual principal do Reishit Chokhma, Que entende "arrependimento e boas obras" como referindo-se às aspirações do aluno e os valores com os quais ele deve identificar profundamente como ele aprende Torá.

D.        Resumo Provisório

Neste shiur foi estabelecido um novo quadro de pensamento para a compreensão do tema da lishmah Torá.  O conceito exige envolvimento emocional com a essência da Torá, eo debate entre os diferentes pontos de vista refere-se à direção em particular essa identificação emocional deve tomar.

Assim, de acordo com todas as abordagens - incluindo a abordagem "utilitarista", em que focamos aqui - falamos da motivação interna, e é esse elemento sobre o qual devemos nos concentrar ao formular a pergunta que lishmah Torá procura responder.  Nesse sentido nós explicamos a possibilidade de que lishmah Torá significa "aprender para o bem de fazer", como segue: lishmah-Estudo é orientado por uma visão de santificação da vida de uma acção de execução a Torá em sua conduta do dia-a-dia.

O meu plano neste momento é esclarecer esse conceito com referência a outras definições de lishmah Torá.  Olhando para o longo prazo, terá de resolver a grande questão: O que pode ajudar o aluno a chegar hoje que o envolvimento existencial na Torá, e podemos construir uma ponte entre as fontes antigas que terão impacto no estudo da Torá em nossa cultura atual?  Vamos ver, espero eu, que não somos os primeiros a enfrentar essa questão.

Por  Rav  Shlomo  B”  Halevy 'zt'.

http://Rabino_Halevy@hotmail.com