curso:Torah Lishmah- 14

Torá LishmaH - Um novo horizonte

A bênção sobre Torá como uma chave para seu significado

 

 

A   Torá como uma planta arquitetônica para o mundo

Neste shiur, Vamos continuar a esclarecer o entendimento de Rav Kook de estudo de Torá em geral, e à virtude da lishmah Torá em particular. Rav Kook introduziu os conceitos de "vida da vida" ou "alma divina do mundo perfeito", idéias que ele via como um "fluxo" da Torá, e que refletem uma profunda percepção de que além das leis cognitivamente apreendido e valores. Como deve uma para classificar essas categorias?

Por um lado, eles poderiam ser vistos como denotando idéias pertencem ao reino do pensamento abstrato, mas se mantivermos a formulação de Rav Kook, nós entendê-los como uma "alma" que está escondida dentro da Torá, e nos encontramos no mundo dos fenômenos. É óbvio, porém, que estas são as duas faces da mesma moeda. Na perspectiva de pensadores como cabalista Rav Kook,[1][1] a linha divisória entre "idéia" e "fenômeno" não é acentuada, pois conceitos abstratos são os blocos de construção do mundo real, e também as forças ativas que continuar a dirigi-lo. No nosso caso, então, podemos falar assim em dois planos. No plano dos valores e princípios, a Torá seria o valor do bem absoluto, que foi revelado na criação do mundo. No plano da realidade concreta, podemos dizer que a aspiração de realizar plenamente esse valor é a alma da Torá e, conseqüentemente, também a alma do universo.

Esta ideia - de que é possível falar de uma essência abstrata ou interior da Torá - que tem um midrashic antiga âncora. Midrash Bereshit Rabba abre com uma tradição rabínica que reflete essa abordagem:

É o caminho do mundo que, quando um rei de carne e sangue constrói um palácio, ele não construí-lo por conta própria, mas de acordo com um construtor. E o construtor não constrói por si mesmo, mas ele tem diante de si os planos e notebooks, para saber como organizar os quartos e como organizar as portas. De maneira semelhante, o Santo, bendito seja Ele, olhou na Torá e criou o mundo, ea Torá diz: "Bereshit Deus criou "(Bereshit 1:1), e "reishit"[Aqui] refere-se à Torah, como ele diz:" O Senhor me criou como o princípio (reishit) Do seu caminho "(Mishlei 8:22).

Estamos familiarizados com a Torá como um conjunto de directivas Divino como conduzir nossas vidas, mas aqui no midrash é retratado como o plano que Deus tinha antes quando Ele criou o mundo. No espírito do que foi dito acima, podemos dizer que o Midrash refere-se a uma dimensão mais abstrata ou interior da Torá. Em qualquer caso, o midrash convida questionamento. Além da novidade de definir Torá como uma espécie de uma planta arquitetônica, como pode essa idéia ser conciliado com o papel de manifesto e tradicional da Torá?

interpretação de Rav Kook esclarece a combinação. estrato manifesto da Torá, que comanda que o homem a lutar por uma vida boa, reflete a sua essência interior como "a alma do mundo perfeito." O plano de Deus não foi totalmente realizado no momento da criação, mas o espírito interior da Torá continua a empurrar e conduzir o mundo em direção a perfeição ea conclusão.

II.            "Santa Sabedoria" - a influência da Torá sobre o aluno

A característica fundamental que Rav Kook identifica em sua grande visão do conceito de "Torá" é a sabedoria como vitalidade. Lembremo-nos que Rav Chayim de Volozhin escreveu que o estudo da Torá humildade plantas no homem e leva-o ao arrependimento. Rav Kook explica este fenômeno, de acordo com as categorias que temos visto aqui:

A sabedoria do sagrado é superior a toda a sabedoria de outros na medida em que impactos sobre a vontade eo estado emocional de seus alunos, desenhá-los junto à própria majestade que ele próprio contém. Este não é o caso com todas as disciplinas do mundo, que enquanto eles retratam questões elevado e sublime, não têm essa ativação de qualidade, para desenhar o essencial da auto aquele que estuda-los para o seu valor. E a verdade é que eles não se relacionam com tudo para o resto das faculdades de uma pessoa, além de sua capacidade intelectual deles.

A razão para isso é que todas as questões do sagrado vem da fonte da vida da vida, desde a fundação da vida, que dá existência a tudo. Todo o conteúdo santificado tem o poder de gerar criações infinitas, para estabelecer o céu e encontraram a terra, e escusado será dizer, para impressionar uma nova forma e saliente na alma do aluno. Nenhuma das ciências mundanas têm esse poder, porque não inovar novas coisas por conta própria, mas que retratam e apresentam o que já existe para que ele possa ser visto intelectualmente. Assim, eles também não podem virar o aluno em um novo ser, arrancar-lhe a partir de seus traços negativos, e colocá-lo em um estado de nova realidade, Que é puro e vivo em função da verdadeira vida, que permanece para sempre. (Orot ha-Kodesh, 1)[2][2]

A Torá é aqui designado por "sabedoria do sagrado", uma expressão que convida comparação Rav Kook entre a Torá e outros corpos de conhecimento. O que distingue a sabedoria sagrada vitalidade é ativa e dinâmica, que não permite que o aluno permanecer em seu estado anterior. Sua essência é toda a criação, aperfeiçoamento, melhoria e elevação. Na prática, temos obviamente de nos perguntar se todos os estudantes da Torá estão engajados no estudo da "sabedoria sagrada" neste sentido. À luz das passagens que vimos nos últimos shiur, Podemos dizer que a Torá é a sabedoria do sagrado, quando é estudado lishmah. Isso é o que se pretendia quando disse - este nível de lishmah envolve o contato (e vamos acrescentar aqui, também o envolvimento emocional) com a alma da Torá.

III.           A singularidade de entendimento Rav Kook de Torá Lishmah

Aqui nós temos que voltar a essa idéia fundamental que, na minha opinião, está no cerne da questão da lishmah Torá. Ao contrário da simples compreensão, que lishmah Torá está principalmente preocupada com o objectivo de um de estudo, a verdade é que lishmah Torá mais negócios com motivação emocional do aluno ea direção que ele dá aos seus anseios íntimos e do mundo existencial-emocional. ensinamentos de Rav Kook nos fornecem uma nova perspectiva, que confirma esta ideia, acrescentando uma nova dimensão. Agora vemos que não só o homem tem motivações emocionais, a própria Torá, como um fenômeno espiritual universal, também tem uma alma. Uma pessoa é despertar interior, no contexto da lishmah Torá ligações dele com a vitalidade cósmica que é inerente à dinâmica de condução e de "desejo" da própria Torá.

explicações Rav Kook diferem das do Nefesh ha-Chayim (Apesar do fato de que Rav Kook foi, sem dúvida, muito influenciado por ele). Rav Chayim queria "despertar corações" com suas palavras elogiosas sobre a estatura exaltado Torá na hierarquia dos mundos: a Torá é elevado e elevado, que repousa no pico do universo, ea partir daí a sua influência penetra baixo para todos os níveis. Esta descrição é quase "geográfica". É verdade, os mundos sobre os quais o Rav Chayim fala não são físicas, e não são delimitadas pelas dimensões material conhecido para nós. Mas, mesmo assim, ele retrata a superioridade da Torá como flui, por assim dizer, de sua "posição" elevada na hierarquia espiritual. Por outro lado, a superioridade da Torá nos olhos de Rav Kook reside na sua vitalidade, esta é também uma espécie de arrogância, mas é uma altivez que não é alheia ou removidas a partir da experiência pessoal do homem.

Esse entendimento se destaca não só em comparação com o Nefesh ha-Chayim, Mas também em sua novidade básicas sobre lishmah Torá em geral, e particularmente a nossa compreensão sobre a maneira que ele é gerado. Até agora, a questão sempre foi: o que é a grande visão da Torá que se destina a suscitar a identificação existencial do aluno? A suposição era que uma pessoa deve contemplar, apreciar e considerar, e que este processo de julgamento racional dará origem a uma ligação mais profunda: seja para o desafio de atualizar a Torá, na prática, ou para o desafio do próprio estudo. O entusiasmo ea dedicação que flui a partir desta contemplação tem um componente ideológico. As emoções são despertadas por meio de um mecanismo que faz lembrar o processo de amar a Deus, como descrito pelo Rambam.[3][3]

Em contrapartida, de acordo com Rav Kook, não estamos tratando aqui apenas com uma grande visão, que desperta a admiração das pessoas por meio de sua realidade. Para ele, "o princípio externa" ao qual conecta-se uma pessoa é ela própria vital streaming, que é captada, principalmente por meio dos sentidos, intuitiva, e não o intelecto. A visão que uma pessoa adquire a sua própria vitalidade interna, da aspiração constantemente melhorar e crescer, e de uma identificação do interior e anseio por santidade, Lhe permite "ver" que esta emoção é parte do fluxo de beneficência que existe em tudo e está implantada nas raízes do universo (um universo que foi criado, segundo o Midrash citado acima, de acordo com o plano da Torá ). Esta visão enriquece o seu sentimento interior, orienta-lo, e suscita uma pessoa se apegar a Torá.

IV.           Rav Kook comentário sobre Birkot ha-Torah

Trazendo esse processo fora do reino do semi-poética e em nosso mundo da experiência é o desafio inevitável que nos espera. No entanto, antes de tomar-lo, desejo neste momento a estudar um outro trecho em que Rav Kook discute a idéia fundamental. Estudaremos seções de explicação Rav Kook de birkat ha-Torah, Recitou a bênção sobre a Torá, tirado do seu comentário ao sidur"Olat Re'iya. "Aqui vamos continuar a analisar a relação entre o estudo halakhic-prática e do" espírito vivo ", que constitui o impulso interior da Torá.

Na primeira seção, Rav Kook explica o texto da bênção "la'asok Torá ser-Divrei, "Ocupar-se nas palavras da Torá." Esta formulação dá origem a uma pergunta fascinante - porque não a bênção ler: "para aprender ("Lilmod") Da Torá"?

O imperativo divino com respeito à nossa ligação com a Torá é além de mero estudo e compreensão, do tipo que encontramos em todas as outras disciplinas. Para este imperativo vem da vida verdadeira, que é a essência da Torá. Através da nossa profissão com as palavras da Torá, temos uma conexão com a fonte da vida. Isso é muito superior a qualquer valor do estudo, o que seria refletido apenas através da conexão efetuada por conhecimento e da cognição. Estes só podem causar alguma luz espiritual para iluminar a alma ocupada com esse conhecimento. Mas eles não podem legar a qualidade de vida, da sua nascente, que vem somente através da única essência da Torá ", a Torá divino que é perfeito e refresca a alma."[4][4] Este homem abençoa com a qualidade do contato espiritual entre a alma eo fluxo da vida verdadeira, que se baseia na essência original da Torá, com o qual e através do qual qualquer pessoa ocupada com a Torá é coroado. Por esta razão, a bênção está redigido: "ocupar-se nas palavras da Torá."

A mitzva do estudo da Torá não termina com o estudo, Rav Kook fala explicitamente de uma conexão com a Torá que está acima de esclarecimento racional. "A essência da Torá" é definida como "a fonte da vida." Note que a passagem menciona o "contato espiritual" de que falamos no passado, que se realiza na alma de ninguém "ocupados com a Torá."

A próxima seção da bênção inclui as palavras "fazer as palavras de Sua Torá agradável em nossas bocas." Qual é a natureza desta "simpatia"? Refere-se à simpatia de realização cognitiva? Rav Kook rejeita tal entendimento. Segundo ele, "simpatia" é sentido quando há harmonia e conclusão no sentido essencial. Aqui, novamente vamos encontrar um maior desenvolvimento das idéias do Rav Chayim de Volozhin.

Em primeiro lugar, o Rav Kook menciona a ha-de Nefesh Chayim ensino sobre a majestade incompreensível da Torá. Daí surge a pergunta: Na medida em que a Torá é tão sublime e exaltado, como é suposto ser "agradável" para nós?

Na verdade, nobres e exaltado é o perfeito, a Torá divina. Sua raiz transcende toda a existência e, portanto, pode servir como a fonte que vitaliza tudo o que é ea vida de todas as almas. Assim, e devido à corporalidade dos objetos físicos, ea constrição (física) de todos os mundos, as palavras da Torá não pode ser adaptado a eles, devido a sua elevação a transcendência sobre toda a alma vivente e todos os mundos criados.

fonte da Torá sobre a vida está em relação paradoxal com o mundo, e esse paradoxo, assim nos é familiar a partir dos escritos de Rav Chayim de Volozhin. Esta é a contradição entre a imanência ea transcendência da Torá: a Torá está presente em todos os níveis e revigora do mundo criado, sendo este seu lado imanente. Por outro lado, essa fonte também é transcendente - tão distante de nós um abismo que separa o infinito universo, inclusive nós, Dele. À luz da dimensão transcendente da Torá, a dificuldade se torna afiada - como são as nossas almas suposto contato íntimo com a Torá? Mas, apesar da anomalia, a Torá é na verdade adequado para nós. E isso realmente uma maravilha:

De fato, uma das maravilhas d'Aquele que é perfeito nos conhecimentos e da luz de Sua bondade suprema, é que Ele escolhe a Torá e seu povo de Israel, para que nós, como indivíduos são elevados por meio de nossa inclusão no coletivo Keneset Israel. (Israel) anseios e aspirações, essência e seu próprio desejo, é o conteúdo da Torá. Desta forma as palavras do naipe Torá os sentimentos de nossa vida. "Senhor, nosso Deus, fazer as palavras de Sua Torá agradável na boca e na boca do teu povo Israel".

resposta Rav Kook é que a alma da Torá, que (como já vimos) é uma força ativa de trabalho para aperfeiçoar o mundo, levanta e eleva a alma de cada indivíduo até que se torne apto para esta conexão exaltado, e, em seguida, todos os palavras da Torá será "agradável em nossa boca." "A casa de Israel" é mencionado na bênção, porque essa elevação ocorre por meio de Keneset Israel, A alma coletiva do povo de Israel. Este conceito cabalístico é aqui apresentada como o repositório da humanidade é a luta interior de santidade, que assim se torna acessível ao indivíduo também. 

Vemos, então, que a bênção refere-se a "simpatia" da ligação entre a alma do indivíduo e da alma da Torá, no sentido de vida e essenciais, e não para o deleite de edificação intelectual.

Na próxima seção da explicação Rav Kook, depois de já expandiu a ligação viva com "a alma da Torá", finalmente chegamos à questão do estudo atual. Rav Kook encontra uma dimensão maravilhosa, mesmo no estudo de intelectuais, que nos parece uma atividade normal e perfeitamente familiar:

A alteridade da Torá e da transcendência de sua fonte, acima de tudo a criação deve tornar impossível a sua luz divina para conectar-se a alma humana como objeto de estudo e de cognição. Mas, no entanto, a Torá é absorvida por Israel através do entendimento interno, eo método de se tornar conhecida é através do estudo intelectual feito pelo povo como um todo. Esta situação só pode vir de uma fonte divina superior. Após o milagre sobrenatural de adequar a Torá para as qualidades da alma de Israel, não só encontro de Israel, de uma forma de prazer,[5][5] mas ele é absorvido através da aprendizagem, inteligível e explicado nos modos familiares da Torá. Este é um dos maiores milagres, além da ordem natural e suas leis regulares, que Deus fez por seu povo, desde o dia que Ele escolheu como Seu povo. É por essa maravilha que nós recitamos a bênção: "Bendito és Tu, ó Senhor, que ensina a Torá a Seu povo Israel."

A própria redução da Torá aos conteúdos aprendidos e à abertura de um canal de recepção e ligação espiritual com a Torá por meio de meios cognitivos são um milagre "acima da ordem natural." E, portanto, somente Deus pode "ensinar a Torá a Seu povo Israel."

V.           resumo provisório

Segundo Rav Kook, a formulação de recitou a bênção sobre a Torá reflete a ligação dupla entre o povo de Israel ea Torá, uma conexão que é paradoxal e desperta admiração. O núcleo fundamental é a conexão essencial: a alma da Torá, a alma da perfeição do mundo, é, por um lado, uma força sobrenatural, mas por outro lado, é uma força acessível e disponível. Portanto, a ligação íntima e profunda entre nós e é um milagre, mas isto é apenas o primeiro milagre. O segundo milagre é a possibilidade de estudo da Torá - a aprender, à primeira vista - no exatamente da mesma forma que nós estudamos todas as outras disciplinas. Só que este estudo é um simples canal, que contém dentro de si mais do que aparenta.

Além de sua maravilha, no entanto, existem outras dimensões da prática regular e estudo da Torá, que pode ser derivada a partir da idéia de Rav Kook de "a alma da Torah."

Vamos tentar compreender algumas dessas outras dimensões, nos próximos shiur, E vamos também analisar os desdobramentos e as expressões mais concretas as perspectivas de Rav Kook.

 

 

Por  Rav  Shlomo  B”  Halevy 'zt'.

http://Rabino_Halevy@hotmail.com